Se você é do tipo que adora um desafio, mas sabe que para concluir um curso de Pós-Graduação vai te exigir muito tempo e dedicação no TCC, nós temos uma boa notícia! Sabia que agora você pode escolher se quer, ou não, realizar o seu trabalho de conclusão de curso? Com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.
Segundo portaria publicada no próprio site do Ministério da Educação, a portaria estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996.
Muitas pessoas podem pensar que isso vai criar uma nova categoria de especialização, ou que a comprovação será diferente. Calma! Não se preocupe, que o fato de você decidir ou não, realizar o seu trabalho de conclusão, não vai alterar absolutamente nada.
Ao se formar, você receberá o mesmo diploma que todos os alunos da Pós-Graduação. “Ah, mas então ninguém mais vai fazer, porque o TCC não é obrigatório.” Não é bem assim. Fazer o trabalho de conclusão pode ter trazer algumas vantagens, dependendo dos seus objetivos.
A primeira e mais óbvia vantagem é poder concluir a sua especialização em menos tempo. Afinal, nem todo mundo consegue conciliar o tempo em suas vidas profissionais e pessoais tão bem. Criando uma flexibilização para quem deseja dar um upgrade na sua carreira profissional, com muito mais foco e concentração nas aulas. Então se o TCC não é obrigatório e você precisa ganhar tempo. Decidir não fazê-lo parece ser uma boa opção.
Muitas pessoas aproveitam a oportunidade do trabalho de conclusão de concurso, com o objetivo de transformá-lo em artigo, focando em publicações em revistas, jornais e online. Afinal, um estudo muito bem elaborado também pode ajudar outras pessoas que buscam informações sobre o assunto escolhido.
Além disso, a realização de um TCC pode fazer a diferença na prova de títulos para quem deseja seguir a carreira através de concursos públicos. Claro que depende muito do concurso, pois o edital de cada concurso vai dizer claramente se há prova de títulos, quais serão aceitos e quantos pontos vale cada um. Os mais comuns são: doutorado, mestrado e pós-graduação. Mas em alguns casos, são aceitos trabalhos publicados e experiência anterior na área de atuação do cargo para o qual o candidato está concorrendo.
Então se este é o seu foco, é bom pensar sobre a sua escolha.
A melhor forma de resumir tudo que falamos por aqui, é que o melhor é saber bem quais os seus objetivos e necessidades. Assim, você poderá decidir melhor sobre fazer, ou não, o seu trabalho de conclusão de curso.